Stress e doenças do fígado

figado

Sofrer de stress, ansiedade ou depressão aumenta o risco de morte por doenças no fígado. É o que mostra um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia. É a primeira vez que uma pesquisa científica estabelece relações entre altos níveis de stress emocional e mortes causadas por problemas hepáticos.

A pesquisa avaliou 165.000 pessoas, que responderam a questionários que avaliavam os níveis de stress. Os voluntários foram acompanhados por um período de dez anos. Após esse período, os pesquisadores avaliaram quais problemas de saúde foram enfrentados durante o estudo e as causas de morte. Os resultados mostraram que aqueles que apresentaram um maior número de sintomas de stress no início tinham maior risco de morrer por doenças hepáticas, em comparação com quem apresentava menos sinais.

 Ainda não estão totalmente claros, quais foram os mecanismos biológicos que determinaram os resultados. As pesquisas continuam. Já se sabe, por pesquisas anteriores, que pessoas expostas ao stress prolongado têm maior probabilidade de sofrer de doenças no coração. Os fatores de risco cardiovascular (obesidade e hipertensão)  têm sido relacionados a  esteatose hepática não alcoólica, doença relativamente comum. A enfermidade é causada pelo acúmulo de gordura no fígado e não possui sintomas. O diagnóstico geralmente é feito a partir de ultrassom na região abdominal.

Tom Russ, autor principal do estudo, afirma que essa pesquisa fornece evidências dos efeitos prejudiciais que o stress pode ter no bem estar físico. “Embora não seja possível confirmar a relação direta entre causa e efeito, temos fortes evidências de que é importante fazer uma análise mais aprofundada sobre o tema”, conclui o pesquisador.

Na prática, conhecemos o efeito devastador do stress. Resta-nos buscar o equilíbrio mental, físico e social, para nos pouparmos das trágicas consequências associadas a este mal.

(Luciane Ferreira)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s